É normal se sentir triste de vez em quando, mas se a tristeza não passa nunca, fique atento, pode ser depressão.
A depressão é uma doença discreta, por isso muitas vezes o paciente não percebe que está doente. Suas causas ainda não foram totalmente provadas, mas acredita-se que seja resultado do desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores responsáveis pelas mudanças de humor.
Substâncias como serotonina, noradrenalina e dopamina transmitem uma sensação de bem estar aos indivíduos e quando uma delas não esta sendo produzida de forma adequada é comum que o paciente fique sem vitalidade, em um estado de total desânimo e prostração.
Ao contrário do que pode parecer, os fatores sociais e psicológicos são na maioria das vezes consequências e não causas da depressão. O que ocorre é que algumas pessoas têm predisposição, e algum desses fatores, bem como o stress, podem servir de gatilho para a manifestação da doença.
São sintomas da depressão:
- Angústia e desânimo
- Irritação e ansiedade
- Incapacidade de se sentir alegre mesmo quando faz coisas que antes julgava agradáveis
- Falta de motivação e apatia
- Medo e insegurança
- Pessimismo e pensamentos suicidas
Se 3 ou mais sintomas dessa lista estiverem se manifestando por mais de 2 semanas, é aconselhável procurar um psicólogo. O tratamento normalmente é feito através de sessão de terapia aliadas ao uso de antidepressivos.