Você sabia? Conheça a história por trás da lenda do “Homem do Saco”

Versão aponta que surgiu do envio de crianças pelos correios nos EUA.

Carteiros carregando crianças nos correios. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Já se perguntou de onde surgiu a assustadora figura do 'homem do saco'? Essa lenda, que aterroriza crianças há gerações, possui diversas interpretações. Uma das versões aponta que a lenda surgiu do trabalho dos carteiros dos Estados Unidos, que em antes de 1920 enviavam crianças pelo correio em sacos presos ao ombro. 

COMO ACONTECIA

No início do século XX, os correios passaram a permitir o envio de pacotes de até 11 libras, ou seja, 4,98 kg. Aproveitando-se dessa brecha, alguns pais tiveram a ideia de enviar seus filhos pelos correios, como se fossem encomendas.

Conforme relatos, as crianças acompanhavam os funcionários dos correios durante a viagem, que muitas vezes eram conhecidos pelas famílias, daí a confiança dos pais. As motivações para enviar os filhos iam de doenças contagiosas, pobreza ou doação.

Como tudo começou:

A ideia partiu de um casal que decidiu enviar seu bebê de 8 meses para a avó pelos correios, já que ele pesava menos que o limite permitido para pacotes. A história se espalhou rapidamente pela imprensa, e outras famílias começaram a fazer o mesmo.

O fim da prática:

O envio foi proibido em 1920, quando se tornou um crime federal nos Estados Unidos. A simples menção do carteiro, que era associado ao "homem do saco", era suficiente para provocar pânico e choro, pois as crianças possuíam medo se serem separadas de seus familiares e levadas para longe. O termo se perpetua até os dias atuais para casuar medo nos pequenos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES