SEÇÕES

Você sabe como surgem os redemoinhos no mar e nos rios?

Esse fenômeno pode ocorrer tanto em mar aberto quanto na costa, especialmente em áreas tropicais, onde o calor intenso altera a temperatura da superfície dos oceanos.

Redemoinhos já foram registrados em locais como Japão, Noruega, Estados Unidos e Escócia. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Os redemoinhos são correntes circulares de água que surgem com o movimento das marés e, em alguns casos, provocam um forte deslocamento para baixo, conhecido como turbilhão. Segundo especialistas, “ao subir e descer, muitas vezes as marés produzem correntes circulares, conhecidas como redemoinhos, e alguns deles provocam uma pressão para baixo, chamada de turbilhão.”

Esse fenômeno pode ocorrer tanto em mar aberto quanto na costa, especialmente em áreas tropicais, onde o calor intenso altera a temperatura da superfície dos oceanos. A formação do redemoinho acontece quando águas aquecidas se encontram com outras mais frias — uma diferença provocada, por exemplo, pela sombra das nuvens. Para que ocorra, são necessários três fatores principais: temperatura média da água em torno de 26°C, formação de áreas de baixa pressão e ação de ventos circulares. “O vento nestas áreas sopra em movimentos circulares. Daí então está formado o redemoinho no mar.”

LOCAIS

Redemoinhos já foram registrados em locais como Japão, Noruega, Estados Unidos e Escócia. Um dos mais impressionantes foi o de Old Sow, nos EUA, com 75 metros de diâmetro. Embora não consigam virar embarcações, esses turbilhões oferecem risco a nadadores e mergulhadores. No Japão, o redemoinho de Naruto é um dos mais famosos, com correntes que atingem 20 km/h e atraem turistas diariamente. “O redemoinho ocorre 4 vezes ao dia e atrai a atenção de observadores e turistas.”

Mas os redemoinhos também podem aparecer em rios e lagos, embora por motivos diferentes. Nessas situações, o formato irregular do fundo, com pedras e buracos, facilita o surgimento do fenômeno. Além disso, alguns rios possuem “sumidouros”, pontos que sugam a água como se fossem ralos. Foi o que aconteceu no trágico acidente no rio Solimões, em 2008, quando um barco foi engolido por um redemoinho, resultando na morte de 40 pessoas. “O barco foi tragado pelas águas do rio Solimões, no Amazonas.”

Tópicos
Carregue mais
Veja Também