SEÇÕES

Visionários sem sorte: 5 inventores que morreram pelas próprias invenções - 5. Max Valier — combustível líquido para foguete

Alguns dos inventores podem ter criado ferramentas ou veículos que surpreenderam o mundo, mas tiveram o azar de morrerem por suas invenções - 5. Max Valier — combustível líquido para foguete

Slide 5 de 5

5. Max Valier — combustível líquido para foguete

Siga-nos no

O inventor austríaco do século XX se tornou um dos pioneiros no ramo de foguetes, ajudou na fundação da Sociedade Para Viagens Espaciais, uma associação civil amadora alemã que estudava os foguetes, responsável por juntar muitas das mentes que mais tarde trabalhariam nas viagens espaciais.

Valier ficou conhecido por colocar pólvora em qualquer obejto, de planadores a carros de corrida, tudo por causa de seu vício pela velocidade. Foi isso que o levou a inventar um combustível ainda melhor: o combustível líquido para foguete.

Os testes iniciais foram feitos em motores de protótipo com válvulas abertas, em que o combustível era adicionado manualmente. Ninguém usava roupa de projetação, nem mesmo óculos, enquanto estavam sentados bem em frente ao recipiente de combustão.

Até que, em 17 de maio de 1930, em Berlim, durante um desses experimentos, algo saiu errado e causou uma explosão. Pela proximidade de Valier, ele não conseguiu desviar de um estilhaço do recipiente que atravessou seu coração e o matou na hora.

Carregue mais