Um flagrante surpreendente e raro! Pela primeira vez, foi registrado em águas abertas um peixe diabo negro ou rape abissal (Melanocetus johnsonii) vivo e em sua forma adulta. O momento foi gravado por biólogos da ONG Condrik Tenerifena na costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, no dia 26 de janeiro.
O vídeo foi publicado no perfil da ONG no Instagram na última quarta-feira (5). O avistamento ocorreu durante uma expedição de pesquisa de tubarões pelágicos, a apenas 2 km da costa de Tenerife. A organização relatou que registros anteriores consistiam em larvas, espécimes mortos ou imagens capturadas por submersíveis.
RARO
Isso porque, a espécie é conhecida por habitar as profundezas escuras do oceano, entre 200 e 2 mil metros de profundidade, é uma visão extremamente rara. O nome significa "monstro marinho negro", habita mares tropicais e subtropicais. Seu apêndice dorsal contém bactérias bioluminescentes que atraem presas.
Sobre a aparição rara, a ONG destacou:
O motivo de sua presença em águas tão rasas é incerto. Pode ser devido a uma doença, uma corrente ascendente, fuga de um predador, entre outros. [...] Essa descoberta surpreendente marcou a tripulação e será lembrada para sempre.
Os pesquisadores o recolheram e o levaram ao Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), em Santa Cruz de Tenerife.
VEJA O REGISTRO: