Veja sites e redes sociais que deixaram de existir nos últimos 10 anos - Orkut (2014)

Na última década, uma série de sites e redes sociais apareceram e foram “abandonados” pelas fabricantes. - Orkut (2014)

Slide 2 de 9

Orkut (2014)

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quando o assunto é o fim de uma rede social, o primeiro nome que vem à mente dos brasileiros é Orkut. Usuários nacionais representavam metade dos adeptos à plataforma do Google, que foi encerrada em 30 de setembro de 2014. Na época, o fim do site causou comoção e protestos na Internet. Um dos aspectos que mais deixou saudades são as comunidades. Algumas foram tão populares que são lembradas até hoje, como "Eu odeio acordar cedo", "Eu adoro morder e chupar gelo", "Sou legal, não estou te dando mole" ou "Tocava a campainha e corria".

O Orkut foi criado em 2004 e batizado em homenagem ao seu criador, o engenheiro Orkut Büyükkökten. Inicialmente, a rede era fechada e apenas quem recebesse o convite poderia participar. O mural de fotos comportava a quantidade de 12 imagens, o que na época não parecia tão pouco.

Havia também os famosos depoimentos, uma espécie de declaração de admiração que amigos faziam uns para os outros. Quem recebia o depoimento poderia aceitá-lo, tornando-o público, ou recusá-lo. Antes do chat integrado no Orkut, essa era uma maneira de ter conversas privadas com os contatos da rede, mas nem sempre a situação acabava bem. Às vezes, depoimentos com informações privadas eram aceitos indevidamente (ou não) e toda a rede de contatos poderia acessá-los.

A popularização do Facebook foi decisiva para o fim da rede do Google. Entre 2011 e 2013, o Orkut viu cair os acessos fixos no Brasil em 95%, segundo pesquisa da Experian Hitwise. Por abril de 2013, a quantidade de usuários fixos já tinha diminuído para 2%, o que indicava um fim inevitável para a querida rede social.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES