A dor de cabeça é uma das dores mais comuns em todo o mundo, não exclui género, idade ou condição de saúde. Embora a maioria das dores de cabeça seja inofensiva, a verdade é que a forma como surgem e o momento em que 'atacam' pode ser um dos melhores espelhos da saúde e do estilo de vida dos indivíduos. As informações são do Notícias ao Minuto.
A dor de cabeça matinal é uma das que mais incomoda e até mesmo incapacita as pessoas. Existem cinco possíveis causas para o seu aparecimento, de acordo com a revista Women's Health, destacando que, quando surge de forma contínua e com tendência a agravar, o melhor é mesmo consultar um médico o quanto antes.
De acordo com a revista, a má qualidade do sono ou horas insuficientes de descanso são um dos principais fatores para a dor de cabeça matinal, que resulta da luta interna das hormonas para se regularem e, com isso, facilitar o bom funcionamento do organismo. Mas, se por um lado dormir pouco pode causar dores de cabeça, dormir horas a mais pode ter o mesmo efeito. Neste caso, explica o médico Salvatore Napoli, a dor surge como consequência da redução do fluido sanguíneo para o cérebro.
O descontrole das endorfinas - comum pela manhã - pode ser também um dos agravantes para a dor de cabeça ao acordar, tal como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas no dia anterior. O efeito ressaca é real e deve-se, sobretudo, à desidratação que o álcool provoca.
Ressonar (por culpa ou não da apneia do sono) é também um dos gatilhos, diz a revista, completando a sua lista de possíveis causas com o consumo tardio de café (isto é, depois do final da tarde, embora o efeito não seja igual em todas as pessoas), com a depressão e com a pressão alta.