Se você estivesse dirigindo um filme e a estrela morresse de repente antes que as filmagens terminassem, o que você faria? Muitos diretores se viram nessa exata situação quando um membro importante de seu elenco morreu de repente. De Marilyn Monroe a Heath Ledger, alguns dos maiores protagonistas da história do cinema vivenciaram mortes prematuras trágicas enquanto trabalhavam em grandes produções. Seus colegas precisaram encontrar maneiras criativas de terminar seus filmes de uma forma que fizesse sentido, ao mesmo tempo em que prestavam homenagem à estrela falecida.
Domingos Montagner (1962-2016)
Não foi um filme, mas uma novela nesse caso. Em setembro de 2016, o querido ator estava gravando 'Velho Chico', onde dava vida ao protagonista Santo, na cidade de Canindé do São Francisco, Sergipe. Domingos resolveu nadar com a atriz Camila Pitanga no Rio São Francisco durante o intervalo das gravações. O artista foi arrastado pela correnteza e morreu aos 54 anos. E como ficou a novela? O diretor Luiz Fernando Carvalho decidiu manter o final da história como era previsto. Seu personagem se casou com sua amada Maria Tereza (Camila Pitanga). A cena não estava gravada, mas o ponto de vista de todas as cenas passou a ser o dele: a câmera ficou em primeira pessoa (subjetiva) e o público pôde ver a história através dos olhos de seu personagem.
Philip Seymour Hoffman (1967-2014)
Philip Seymour Hoffman morreu antes que pudesse terminar suas cenas na série de filmes 'Jogos Vorazes'. Ele foi encontrado morto em seu apartamento após uma overdose letal. Hoffman lutava contra o abuso de substâncias e tinha várias drogas em seu sistema, incluindo heroína e cocaína. O ator tinha 46 anos.
Paul Walker (1973-2013)
Paul Walker morreu tragicamente em um acidente de carro na época da produção do sétimo filme de 'Velozes e Furiosos'. Ele estava como carona de seu amigo Roger Rodas quando eles bateram. Ambos os jovens eram entusiastas de corridas. Walker ainda não havia filmado muitas de suas cenas principais no filme quando morreu. Os irmãos dele, Caleb e Cody, entraram como sósias e, com efeitos visuais, conseguiram completar 'Velozes e Furiosos 7'.
Marilyn Monroe (1926-1962)
Uma das maiores estrelas de todos os tempos, Marilyn Monroe morreu aos 36 anos enquanto trabalhava no filme 'Alguém Tem Que Ceder'. A atriz foi encontrada depois de sofrer uma overdose em sua casa em 4 de agosto de 1962. Monroe lutava contra doenças mentais e dependência de medicamentos prescritos. 'Alguém Tem Que Ceder' estava apenas parcialmente completo no momento de sua morte. As filmagens tinham atrasado, em parte devido ao comportamento errático de Monroe nas semanas anteriores. No final, eles optaram por não terminar o filme em vez de tentar substituí-la.
Bruce Lee (1940-1973)
Bruce Lee morreu aos 32 anos em 1973. Acreditava-se que ele tinha morrido de edema (inchaço) cerebral, possivelmente causado por uma reação a analgésicos de venda livre. Em 2022, pesquisadores sugeriram que a causa de sua morte pode realmente ter sido uma "incapacidade do rim de excretar o excesso de água" que ele havia bebido. Lee estava gravando um filme chamado 'Jogo da Morte' em Hong Kong quando morreu. O diretor usou imagens de arquivo e sósias para completar as filmagens. Controversamente, imagens do funeral de Lee foram incluídas no filme.
James Dean (1931-1955)
James Dean estava trabalhando no filme 'Assim Caminha a Humanidade' quando morreu em um acidente de carro em 1955. O astro de 24 anos e entusiasta de corridas estava dirigindo seu famoso carro esportivo Porsche quando colidiu com outro carro de frente. Embora tivesse terminado a maioria de suas cenas em 'Assim Caminha a Humanidade', o áudio de uma cena importante estava inaudível e precisava ser regravado. Dean nunca teve a chance de fazer isso antes de morrer. Seu amigo e ex-colega de quarto, o ator Nick Adams, foi recrutado para fornecer um novo áudio para a cena do discurso do banquete.
Heath Ledger (1979-2008)
Durante as filmagens de 'O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus' em 2008, o astro Heath Ledger morreu repentinamente de uma overdose acidental. Ele tinha apenas 28 anos na época. O diretor Terry Gilliam ajustou o roteiro de seu filme de fantasia para que o personagem de Ledger mudasse de aparência várias vezes. Três dos amigos de Ledger (Jude Law, Colin Farrell e Johnny Depp) interpretaram o personagem para que o filme pudesse ser terminado.