Elogio é normalmente associado a palavras de incentivo e até de reconhecimento, porém, existem momentos em que certas expressões, que parecem positivas, escondem insultos sutis. Precisa-se estar ciente dessas armadilhas usadas para que se evite desconforto e manter a autoestima. Apresentamos algumas situações na qual, os elogios podem ser, em verdade, insultos disfarçados e ninguém percebe. Preste atenção com os insultos disfarçados de elogios.
“Você está ótima para sua idade”
Quem fala isso para alguém, deve ter a intenção de elogiar a aparência, porém, o “para sua idade” demonstra que há existem negativas relacionadas com a idade da pessoa. Na verdade, essa frase desvaloriza a beleza e o bem-estar da pessoa, dando a entender que ser atraente em uma certa idade é exceção, e não a regra.
“Você está tão magro”
Muitas vezes ao ser dita essa frase, que parece um elogio, ela tem uma pressão sutil para responder a padrões de beleza específicos. Algumas vezes, a magreza, não indica saúde ou felicidade, podendo causar um desconfortável na autoconsciência que se relaciona com corpo.
“Seu companheiro é tão bonito”
Elogiar a beleza do parceiro de alguém pode parecer inofensivo, porém, se for observada é feita de uma maneira que sugere surpresa ou um contraste por causa da própria aparência, tornando-se elogio disfarçado de um verdadeiro insulto. Despertando inseguranças com a própria atratividade e o valor.