Urso polar viaja exausto por 700 quilômetros em busca de comida

Ambientalistas acreditam que o urso poderia ter perdido o senso de direção enquanto estava flutuando em um bloco de gelo.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Moradores de uma vila na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, ficaram chocados ao verem um urso polar buscando comida a 700 quilômetros de seu habitat.

Segundo a imprensa russa, o animal, aparentemente exausto, viajou de Chukotka em direção ao sul, até a vila de Tilichiki, em Kamchatka. Ambientalistas acreditam que o urso poderia ter perdido o senso de direção enquanto estava flutuando em um bloco de gelo.

— Devido às mudanças climáticas, o Ártico está ficando mais quente, o ambiente de caça fica menor e menos conveniente — explica Vladimir Chuprov, do Greenpeace. — O gelo está recuando e os ursos polares procuram novas maneiras de sobreviver. E a maneira mais fácil é caminhar em direção das pessoas.

Reprodução/ Internet

Os moradores deram peixes ao urso e postaram vídeos em redes sociais do animal caminhando. As autoridades locais planejam usar um sedativo para fazê-lo dormir e, depois, transportá-lo para Chukotka por helicóptero.

A dependência dos ursos polares por gelo marinho os torna altamente vulneráveis ao aquecimento global. O encolhimento da camada de gelo do Ártico poderia privá-los cada vez mais de suas presas usuais, as focas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES