Um urso de Myanmar teve que passar por uma cirurgia para consertar a lingua que pesava mais de 3 kg e estava constantemente pendurada, por vezes arrastando no chão.
Nyan htoo, que significa algo como “Brilhante”, é um urso-negro-asiático de aproximadamente 18 meses de idade que foi resgatado por monges de Myanmar junto com seu irmãozinho, Kan htoo (“Afortunado”). Ambos ainda eram filhotes quando estavam prestes a serem vendidos no mercado ilegal de animais silvestres.
Assim que foi resgatado, em 2016, Nyan htoo já apresentava um inchaço incomum na língua, de origem desconhecida, e passou por uma cirurgia reparadora. A princípio, deu tudo certo, mas o órgão voltou a crescer descomunalmente até que, em junho deste ano, passou a afetar a qualidade de vida do ursão.
Ele deixou de brincar com o irmão, já que sua língua vivia se arrastando no chão, e passou a descansar a cabeça nas grades de sua jaula, para suportar o peso extra de sua cabeça. Cirurgiões e especialistas em bem-estar animal ao redor do mundo foram convocados para estudar o problema de Nyan htoo e ajudá-lo a ter uma vida mais normal.
Em uma operação que durou 4 horas, 3 kg de língua foram retirados do urso. A princípio, acredita-se que seja um caso raro de elefantíase, uma doença bastante comum entre seres humanos de Myanmar, mas que nunca tinha sido detectada em ursos.
“Graças ao entusiasmo e à compaixão de todos os envolvidos, conseguimos uma melhoria tangível na qualidade de vida de Nyan htoo e esperamos continuar nosso trabalho em Myanmar para promover melhorias em bem-estar animal e treinamento veterinário”, declarou a veterinária Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que coordenou a cirurgia.