Na sinistra prisão de segurança máxima de Kostanay, a 703 km distante da capital do Cazaquistão, Nursultan, existe uma estranha prisioneira. Ekaterina se difere de seus colegas por ser a única ursa presa no local, servindo há 15 anos sua pena de prisão perpétua. Talvez seja a única ursa do mundo oficialmente condenada. A ursa foi considerada culpada por dois ataques graves que cometeu em um acampamento onde ela vivia enjaulada.
Na cadeia, Ekaterina é a única presa feminina, e ainda por cima possui uma piscina em sua cela. Na colônia penal estão outros 730 prisioneiros. Por mais estranho que possa parecer, a prisão possui alguns assassinos enjaulados com penas que não superam os 25 anos, o que levanta questionamentos sobre a pena dela.
Para felicidade de Aslan Medybayev, chefe da colônia penal, Ekaterina se tornou muito mais mansa depois de tanto tempo presa. 'Outros prisioneiros a visitam. Ela acordou cerca de um mês atrás de sua hibernação anual. Agora ela se sente bem e corre, pula", disse ele em entrevista ao canal Alau.tv.
A única regalia que Ekaterina não tem direito é receber visitas íntimas. Como resultado, Ekaterina se tornou símbolo da cadeia e até ganhou uma estátua em homenagem à ela. O que, sinceramente, não quer dizer muita coisa se você está há 15 anos presa.