O governo da Grécia decidiu tomar uma medida drástica para proteger os burros da Ilha de Santorini de lesões causadas por turistas acima do peso. De acordo com o jornal britânico Metro, a situação foi denunciada em julho desse ano e causou revolta nas redes sociais. A partir de agora, os animais só poderão levar uma carga máxima de 100 kg ou de um quinto do próprio peso.
Ativistas do local afirmaram que os burros eram forçados a levar cargas pesadas, durante longas horas e nos sete dias da semana. O trabalho deixava os animais com lesões na espinha e feridas pelo corpo.
Lei
A nova lei agora assegura que, além do limite no peso de carga, os equinos trabalharão apenas quando estiverem aptos fisicamente e receberem comida e água fresca todos os dias. Os animais são tradicionalmente usados para transportar visitantes pelos inúmeros degraus e colinas íngremes da região.
Elisavetsi Chatzi, uma das ativistas da causa dos burros, comemorou a vitória. "É um grande passo, acho que todo nosso árduo trabalho foi recompensado”, celebrou. "É um grande passo, acho que todo nosso árduo trabalho foi recompensado", completou.
Segundo ele, o objetivo não é melhorar a vida dos burros e sim libertá-los totalmente. “Esses animais ainda são forçados a carregar sacos de cimento e outros tipos de materiais pesados", afirmou
Mas é impossível negar que a lei já está fazendo efeitos na ilha.