Mehmet Özyürek, um turco de 72 anos, mantém há duas décadas um recorde no Guinness World Records por ter o maior nariz do mundo. Esta característica física podia ser um incómodo para muita gente, mas não é o caso de Mehmet, que se orgulha do tamanho do seu nariz.
"O meu olfato é diferente do das outras pessoas. Às vezes digo que sinto um cheiro e as outras pessoas não sentem. Por exemplo, quando entro em casa consigo dizer imediatamente qual o prato que está a ser cozinhado. Amo o meu nariz. Fui abençoado", disse Özyürek ao Guinness, depois de ter mantido o recorde após uma nova avaliação.
Esta característica parece ser hereditária, já que o pai e um tio de Mehmet também tinham o nariz grande. "Pelo que percebo é uma doença genética. Mas nunca houve uma explicação dos médicos", contou. Curiosamente, as gerações depois dele, não herdaram a característica.
Há cerca de um mês, o Guinness procedeu a uma nova verificação. E o recorde foi confirmado - o nariz de Mehmet Özyürek continua a medir 8,8 centímetros. Antes, tinha passado por uma avaliação em janeiro de 2001, num programa de televisão, e depois em 2010. O tamanho do nariz permaneceu sempre o mesmo.
Segundo o Guinness World Records, o recorde de nariz mais comprido do mundo já pertenceu a Thomas Wedders, que viveu em Inglaterra na década de 1770. Existem relatos históricos que afirmam que Wedders, elemento de um circo itinerante, tinha um nariz que media 19 centímetros.