Trend viral com animações feitas por IA pode colocar dados pessoais em risco

A trend do momento é compartilhar nas redes sociais fotos com traços dos desenhos produzidos pelo Studio Ghibli, mas esta ação pode por sua segurança em risco.

Ayrton Senna feito com IA | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Milhares de pessoas entraram na trend do momento, compartilhando nas redes sociais fotos com traços dos desenhos produzidos pelo Studio Ghibli, uma referência em filmes de animações e cinema asiático. Conhecido pelo traço único, os desenhos inspiram diversos profissionais do ramo. A inspiração é tamanha que, com a nova atualização do Chat GPT, é possível recriar através da Inteligência Artificial fotos com o estilo.

ONDE ESTÁ O PERIGO?

Contudo, compartilhar essas imagens nas redes sociais pode colocar em risco dados e informações pessoais importantes no ambiente da web. Isso porque a trend é realizada a partir de dados biométricos, assim como grande parte das variadas ferramentas de inteligência artificial. Por ser disponibilizada de forma gratuita e viralizar, as pessoas que a fazem não têm conhecimentos de que esses dados permanecerão na internet.

DADOS EXPOSTOS

Mônica Vargas, mestra em Inteligência Artificial, explicou em uma reportagem de O Globo que ao enviar essas imagens para a web, os dados biométricos faciais ficam mais vulneráveis a ataques de roubo ou vazamento, facilitando o hackeamento de contas, o que representa um risco maior à segurança.

“Os riscos aumentam quando fotos de crianças são publicadas, porque seus pais ou responsáveis estão fornecendo informações. Às vezes, eles usam essas informações para ajudá-los a criar redes de pornografia. Este pode ser um caso extremo, mas é algo que precisa ser levado em consideração”, Vargas afirmou.

Outro grande risco é a criação de "impressões digitais mestras" que combinam certas características comuns de várias pessoas ao redor do mundo, para quebrar métodos de segurança.

Com informações de O Globo

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES