Milhares de pessoas entraram na trend do momento, compartilhando nas redes sociais fotos com traços dos desenhos produzidos pelo Studio Ghibli, uma referência em filmes de animações e cinema asiático. Conhecido pelo traço único, os desenhos inspiram diversos profissionais do ramo. A inspiração é tamanha que, com a nova atualização do Chat GPT, é possível recriar através da Inteligência Artificial fotos com o estilo.
ONDE ESTÁ O PERIGO?
Contudo, compartilhar essas imagens nas redes sociais pode colocar em risco dados e informações pessoais importantes no ambiente da web. Isso porque a trend é realizada a partir de dados biométricos, assim como grande parte das variadas ferramentas de inteligência artificial. Por ser disponibilizada de forma gratuita e viralizar, as pessoas que a fazem não têm conhecimentos de que esses dados permanecerão na internet.
DADOS EXPOSTOS
Mônica Vargas, mestra em Inteligência Artificial, explicou em uma reportagem de O Globo que ao enviar essas imagens para a web, os dados biométricos faciais ficam mais vulneráveis a ataques de roubo ou vazamento, facilitando o hackeamento de contas, o que representa um risco maior à segurança.
“Os riscos aumentam quando fotos de crianças são publicadas, porque seus pais ou responsáveis estão fornecendo informações. Às vezes, eles usam essas informações para ajudá-los a criar redes de pornografia. Este pode ser um caso extremo, mas é algo que precisa ser levado em consideração”, Vargas afirmou.
Outro grande risco é a criação de "impressões digitais mestras" que combinam certas características comuns de várias pessoas ao redor do mundo, para quebrar métodos de segurança.
Com informações de O Globo