Uma chuvinha tranquila e agradável é sempre bom para refrescar e deixa o dia mais aconchegante, mas chuva mais intensa sempre assusta, não é mesmo? Você já percebeu que as pessoas tiram os eletrodomésticos da tomada e evitam tomar banho quando está chovendo muito?
De acordo com especialistas, quem toma esses cuidados não está errado, especialmente se a chuva estiver forte, com raios e trovoadas. Isso porque um raio pode atingir sua casa no momento em que você estiver tomando banho.
Quem entende do assunto explica que se um raio cai em um prédio, os morados estão mais protegidos, já que a descarga elétrica tende a ser minimizada até chegar ao solo.
Os metais e os encanamentos do edifício, por exemplo, são melhores condutores de eletricidade que o corpo humano e é por esses caminhos que o raio acaba seguindo até atingir o chão e se dissipar.
Isso é bom e ruim ao mesmo tempo: apesar de reduzir a resistência da descarga elétrica e minimizar os riscos para os moradores, se você escolher tomar banho nesse momento é possível que você também acabe virando um condutor de eletricidade.
Ou seja, tomar banho quando está chovendo muito é uma péssima ideia, mesmo se seu chuveiro não for elétrico. A própria água favorece a condução da corrente elétrica e seu corpo, quando está molhado, também fica menos resistente à eletricidade.