Dois amigos e seus filhos tiveram um enorme susto em uma praia do Reino Unido. Richard Pears e James Mustoe voltavam de uma viagem de observação da vida selvagem na região quando foram surpreendidos por uma gigante “tartaruga-zumbi”. "Vimos essa coisa flutuando na água à distância e não fazíamos ideia do que poderia ser", relatou Mustoe, em entrevista ao site IFLScience.
Depois de chegar um pouco mais perto do objeto misterioso, o grupo percebeu se tratar apenas do corpo de uma tartaruga-de-couro em decomposição. Mas o susto foi grande.
O bicho foi descrito como “do tamanho de um pequeno barco" e indica que teria até 100 anos quando morreu. As tartarugas-de-couro costumam transitar e fazer seus ninhos em balneários próximos de oceanos tropicais e subtropicais, contudo, também podem chegar às outras faixas dos oceanos Atlântico, Pacífico Oriental e Pacífico Ocidental. Encontrar um espécime como esse na costa sul do Reino Unido é realmente algo muito raro.
Em extinção
As tartarugas-de-couro estão em extinção e, embora as pequenas populações estejam se recuperando graças aos programas de conservação, a poluição e o desenvolvimento costeiro, além da captura acidental e predatória por parte de pescadores, somada às mudanças climáticas, têm diminuído muito a presença do animal em todo o mundo.
"Fiquei paralisado — foi chocante. Quando percebemos o que era, ficamos tristes. Mas ver algo tão raro e daquele tamanho balançando no mar deve ser algo único na vida. Disse aos meus filhos que seria algo que eles poderiam contar aos seus netos nos próximos anos”, afirma Mustoe.