Síndrome da vagina da Barbie: descubra o que é e sabia que você pode ter sem saber?

Descubra como surgiu a síndrome da vagina da Barbie, por que esse padrão não é real e como mudar a imagem que você tem da sua vulva.

Síndrome da vagina da Barbie: você pode ter e não sabe. Saiba mais sobre a doença | Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Boneca e Saúde: A síndrome da vagina da Barbie faz com que a mulher deseje ter uma vagina similar à da famosa boneca: lisa, simétrica e sempre com a mesma aparência. E como vários padrões estéticos, esse é um objetivo inalcançável. E para piorar: prejudica, de forma consideravel, o prazer sexual da mulher. Descubra abaixo como surgiu a síndrome da vagina da Barbie, e por que esse padrão não é real e ainda, como mudar a imagem que você tem da sua vulva.

Causa da síndrome da vagina da Barbie: Essa falsa imagem que as mulheres tem de como “deve ser” uma vulva não existe assim do nada. Grande parte da responsabilidade é dos conteúdos pornográficos: filmes e fotos eróticas. Nos materiais adultos, as vaginas são representadas de forma quase infantilizada: sem pelos, rosadas, simétricas… E mais, os vídeos desses conteúdos eram editados para que as vaginas fossem ainda mais modificadas. Um fato, cada mulher tem uma vagina diferente. Sendo impossível padronizar como uma vulva deve ser já que, anatomicamente, uma jamais será igual à outra.

Sua vagina muda tanto quanto você: Já notou que a sua vulva não tem sempre a mesma aparência? É natural que com os anos, ela mude fisicamente. Depois da menarca (primeira menstruação), a vulva da menina se modifica, podendo ficar com mais pelos, mais carnuda ou então com os lábios maiores. Durante ou depois da gestação, é normal que a vagina escureça ou fique inchada. Na menopausa, a tendência é atrofiar, ou seja, diminuir de tamanho, além de ficar menos rosada ou vermelhinha.

Mudança de formato: Com o passar do tempo, toda a vulva escurece, os lábios engrossam e ficam mais compridos e assimétricos, podendo ainda apresentar algumas manchas. E outra, a pele que envolve o clitóris, chamada de prepúcio, costuma aumentar. A pele da vulva não tem muito colágeno. Ela não se manterá lisa ou firme durante a vida adulta. Pelo contrário, suas fibras possuem uma propriedade mais elástica, proposital para nosso conforto, seja para facilitar a hora do parto ou não incomodar no sexo. 80% das mulheres sofrem da síndrome da vagina da Barbie.

Ninfoplastia pode acabar com o prazer: Devido a síndrome da vagina da Barbie, muitas mulheres fazem uma cirurgia plástica chamada ninfoplastia. Cuidado, essa prática pode acabar com a sensibilidade vaginal e dificulta o orgasmo. A ninfoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil, não existem estudos científicos na área que abordam seus riscos. Portanto, sem nenhuma alteração da vulva compromete a funcionalidade do órgão.

MAIS CURIOSIDADES SOBRE VAGINA, CIRURGIAS E SAÚDE DA MULHER EM DESTAQUE NO MEIONEWS:

Quantas vezes você deve lavar sua vagina por dia? Ginecologista responde

Mulher que precisava usar fraldas na menstruação descobre que tem 2 vaginas

Será candidíase? Estas 5 explicações irão tirar suas dúvidas

Dúvida de Bia no BBB 24: quem é virgem pode usar absorvente interno?

Jovem morta após relação sexual com jogador teve corte de 5 cm no órgão genital

Inchaço na vagina: o que é prolapso genital, que afeta até 50% das mulheres

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES