A pequena cidade de Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina, a 538 km de Florianópolis, tem 7;643 habitantes (Censo 2021) e é conhecida como a “capital nacional dos agroglifos”, que são os famosos círculos “misteriosos” que aparecem nas plantações. Essa fama acaba de ganhar fôlego nesta terça (4/10), com o surgimento repentino de uma formação geométrica em um cultivo de trigo no município catarinense.
Segundo informações do site Acontece no RS, o responsável pela descoberta do estranho círculo na plantação foi o morador Dirceu Fumagalli, que reside perto da saída para Entre Rios.
Ele avistou o símbolo na manhã desta terça e disse que até as 22h da última segunda (3/10), não havia nada na plantação de trigo. Ele registrou o agroglifo que, na opinião de Dirceu, parece ter o tamanho de um campo de futebol. A estrutura é formada por um círculo externo contendo um pentágono com outro círculo, um triângulo e um círculo menor no centro.
O próprio site da prefeitura de Ipuaçu traz informações sobre a presença de agroglifos na região. O “fenômeno” vem sendo registrado desde 2008.
VEJA O VÍDEO