
Os aparelhos celulares do início dos anos 2000 marcaram uma geração chamada de Millennial e despertam saudades em quem viveu essa época. E são vários os motivos da nostalgia, a bateria de longa duração, o icônico celular flip que encerrava chamadas ao ser fechado e servia como acessório de moda, os joguinhos e até o kit completo que acompanhava o aparelho, com carregador, fones de ouvido e outros acessórios. E mais, curiosidades destes aparelhos.

A bateria durava muito
Muita gente sente saudades dos celulares antigos por causa da bateria, que durava mais que a dos aparelhos atuais, de fato, isso é verdade. O desempenho superior é por causa de uma série de fatores que faziam com que a autonomia dos aparelhos fosse maior, como telas menores, baixa iluminação e ausência de aplicativos rodando em segundo plano. A bateria removível facilitava a troca em caso de defeito, ajudando o aparelho. Os celulares do início dos anos 2000 não tinham tantas funcionalidades como os de hoje, já que seu uso era básico e focado na realização de ligações.
Jogar o jogo da cobrinha
O jogo da cobrinha, ou Snake Game, foi um clássico nos celulares da Nokia. Ele tinha uma gameplay simples: o jogador controlava uma cobra que precisava comer petiscos para crescer. A cada alimento consumido, a cobra aumentava de tamanho, o que tornava a movimentação mais desafiadora. O objetivo era se deslocar dentro dos limites da tela sem colidir com as bordas ou com o próprio corpo. Caso o jogador batesse nas quinas do quadrado ou a cobra esbarrasse em seu próprio corpo, o jogo era encerrado. Vale ressaltar que o controle dos movimentos era feito pelo teclado físico do celular.
Fechar o celular flip para encerrar uma chamada
No início dos anos 2000, os celulares apresentavam designs variados, e um dos mais icônicos era o modelo dobrável, também conhecido como flip. Entre eles, o Motorola V3 se destacou, especialmente na versão rosa, que virou um verdadeiro acessório de moda e marcou presença na cultura pop, aparecendo em filmes e novelas como "Meninas Malvadas" e "Rebelde".
Ringtones nostálgicos
Os toques de celular também marcaram época e ainda são lembrados com nostalgia. Nos anos 2000, o uso do modo silencioso não era tão comum, já que as ligações eram a principal forma de comunicação. Por isso, ringtones como “Nokia Tune”, “Hello Moto” e “Samsung Over Horizon” ficaram famosos.
Além dos toques padrão das fabricantes, a personalização também era um grande atrativo. Aplicativos como My Ringtone Maker permitiam extrair trechos de músicas favoritas para criar ringtones exclusivos. Sons famosos de produções audiovisuais também fizeram sucesso, como "Crazy Frog" (tema de Beverly Hills Cop) e "Mission Impossible Theme", do filme "Missão Impossível".