SEÇÕES

Saiba quais são as plantas mais venenosas do mundo e seus efeitos no corpo humano

Também conhecida como “capuz do monge” devido ao formato da flor, a aconitum planta carrega outros apelidos alarmantes como “capacete do diabo” e “rainha dos venenos”.

Conheça algumas das plantas mais perigosas da natureza | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Conheça algumas das plantas mais perigosas da natureza e os impactos severos que podem causar à saúde humana:

Aconitum

Também conhecida como “capuz do monge” devido ao formato da flor, essa planta carrega outros apelidos alarmantes como “capacete do diabo” e “rainha dos venenos”. Suas folhas e raízes contêm substâncias altamente tóxicas que afetam o sistema cardiovascular, podendo desacelerar o ritmo do coração até causar a morte.

Heracleum mantegazzianum

Essa planta pode provocar irritações severas na pele por meio de um processo chamado fototoxicidade — quando substâncias químicas reagem à luz solar. Embora seja usada para combater pragas, sua toxicidade também representa um grande risco para animais e seres humanos.

Mancenilheira

Encontrada do norte da América do Sul até a Flórida (EUA), é tão perigosa que, em algumas regiões, é sinalizada com uma cruz vermelha para alertar as pessoas. Sua seiva leitosa contém forbol, um agente extremamente irritante para a pele. No entanto, seu maior perigo está nos frutos, que podem ser letais ao causar desidratação grave e outras complicações.

Mamona (Ricinus communis)

Apesar da aparência inofensiva e ornamental, com folhas grandes e sementes vistosas, a mamona é uma das plantas mais perigosas. O conhecido óleo de mamona, usado como laxante, é extraído de suas sementes. No entanto, o resíduo dessas sementes contém ricina, uma toxina mortal que interfere no metabolismo celular.

Quando a produção de proteínas nas células é interrompida, elas começam a morrer, o que pode levar a um quadro grave. Os sintomas incluem dores intensas, vômitos, diarreia, convulsões e, em casos mais severos, falência múltipla dos órgãos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também