Pelo terceiro ano consecutivo, Viena, capital da Áustria, foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver, conforme a mais recente pesquisa anual do Economist Intelligence Unit (EIU). O ranking das cidades é baseado em cinco categorias principais: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura.
TOP 3
No total, 173 cidades ao redor do mundo foram avaliadas pelo índice. No top três da lista, além da capital austríaca, estão outras duas cidades europeias: Copenhague, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça. Não há países da América Latina ou do continente africano entre os 10 melhores.
CONFLITOS E CRISES NO MERCADO
A pontuação média deste ano subiu ligeiramente, apesar dos conflitos geopolíticos, agitação civil e crises imobiliárias. Em 2024, Viena alcançou a pontuação perfeita de 100 em estabilidade, saúde, educação e infraestrutura, mas ainda pode melhorar em cultura e ambiente.
A crise no mercado imobiliário internacional provocou uma queda na pontuação de infraestrutura. Além disso, em 2024, a estabilidade foi a categoria que mais declinou, devido ao aumento de protestos e guerras.
AS TRÊS PIORES
Por falar em conflitos armados, Damasco, na Síria, continua a ser a pior cidade para ser viver das 173 analisadas, com Tripoli, na Líbia, e Argel, na Argélia, completando o fim da lista. Veja abaixo o ranking com as 10 melhores e as 10 piores cidades para se viver:
As 10 melhores cidades para viver no mundo
- Viena, Áustria
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Calgary, Canadá
- Genebra, Suíça
- Sidney, Austrália
- Vancouver, Canadá
- Osaka, Japão
- Auckland, Nova Zelândia
AS 10 PIORES CIDADES PARA VIVER NO MUNDO
- Caracas, Venezuela
- Kiev, Ucrânia
- Porto Moresby, Papua-Nova Guiné
- Harare, Zimbabué
- Daca, Bangladesh
- Karachi, Paquistão
- Lagos, Nigéria
- Argel, Argélia
- Tripoli, Líbia
- Damasco, Síria