O estresse está ligado a vários fatores, principalmente ao trabalho. Uma profissão estressante pode piorar o estado mental das pessoas e até causar problemas psicológicos. Qualquer trabalho pode gerar desgaste e insatisfação, mas algumas profissões estão mais propícias a isso, sendo consideradas as mais estressantes do mundo.
10 – Motorista de táxi
Lidar com pessoas não é uma tarefa muito fácil. Um motorista de táxi ou de aplicativos, precisa lidar com pessoas muito diferentes entre si, que nem sempre têm um comportamento discreto – às vezes são passageiros bêbados ou ignorantes. Junte tudo isso a um trânsito ruim, engarrafamentos e a interferência de outros motoristas
Nível de estresse: 48.11
9 – Executivo sênior
Nem sempre um alto salário significa que a profissão é um mar de rosas. Os executivos possuem grandes responsabilidades e precisam se preocupar com tudo relacionado à empresa. Para manter a organização funcionando sem problemas, um executivo sênior deve trabalhar longas horas, tomar decisões que afetam a organização e todos os seus funcionários e tentar permanecer à frente no competitivo mundo corporativo.
Nível de estresse: 48.71
8 – Executivo de relações públicas
Os executivos de relações públicas promovem e preservam a boa imagem e reputação dos clientes para os quais trabalham. Eles devem estar prontos para trabalhar por longas horas, a qualquer hora do dia. E como todos sabemos, lidar com figuras públicas e celebridades e administrar seus negócios não é nada fácil.
Nível de estresse: 49.44
7 – Âncora de telejornal
Dar notícias em frente as câmeras para milhões de pessoas não é nada fácil. O âncora de telejornal precisa se preparar fisicamente e psicologicamente para fazer isso todos os dias. Qualquer erro ao vivo pode custar o seu emprego e a sua reputação.
Nível de estresse: 49.83
6 – Repórter de jornal
Repórteres de jornais costumam trabalhar por longas horas, prazos curtos e salários baixos. Eles precisam lidar com diferentes tipos de entrevistados e, às vezes, situações de risco. Além disso, nos últimos anos, a indústria de jornais tem se esforçado para acompanhar a era da internet, de modo que as demissões se tornaram muito comuns.
Nível de estresse: 49.90
5 – Coordenador do eventos
Coordenadores de eventos são contratados apenas para eventos que são importantes para o seu cliente. Seja uma reunião corporativa ou um casamento, os clientes sempre querem que tudo seja perfeito. Para sobreviver neste setor, é importante ter boas habilidades de relacionamento e ser um solucionador de problemas rápido e prático.
Nível de estresse: 51.15
Os policiais são profissionais que precisam lidar com coisas realmente difíceis. Eles ficam próximos a pessoas perigosas, arriscando suas vidas diariamente para salvar a vida da população.
Nível de estresse: 51.97
O piloto é responsável pela segurança de centenas de passageiros durante longas horas. As más condições climáticas, as longas horas de trabalho e o excesso de responsabilidade podem ser extremamente estressantes para quem possui esta profissão tão apaixonante.
Nível de estresse: 61.07
Os bombeiros arriscam suas vidas diariamente para salvar os outros. A responsabilidade e necessidade de tomar decisões em frações de segundos em condições perigosas tornam esta profissão muito estressante.
Nível de estresse: 72.43
Servir nas forças armadas é uma questão de orgulho, mas a longa separação de casa e da família, além do risco de vida e as coisas tristes que os soldados precisam ver, são muito desgastantes, tanto física como mentalmente.
Nível de estresse: 72.47
Não desmerecendo o estresse que outros profissionais sofrem, como, por exemplo, professores, em geral. O artigo tenta trazer um panorama mundial sobre o estresse.