Saiba quais as perguntas o recrutador não pode fazer em uma entrevista - Antiético

Questões sobre a intimidade do candidato, que são do âmbito profissional, são consideradas antiéticas e se encaixam como danos morais judicialmente. - Antiético

Slide 2 de 9

Antiético

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Além disso, na maioria dos casos, as respostas para essas perguntas não vão afetar em nada na avaliação do desempenho e da produtividade do candidato. "Até mesmo questionar sobre estado civil e idade não deveria ser consideradas informações relevantes para as empresas, pois abre margem para discriminação", considera.

Contudo, não são raras as vezes que essas perguntas são feitas em processos seletivos - e, nem sempre,  o questionamento vem em forma de pergunta. Nery cita como exemplo um candidato que teve que fazer uma redação sobre a situação política atual do país.

"É claro que, no texto, a pessoa acaba expressando seu posicionamento político, o que não deveria ser de interesse do contratante", afirma.

Para saber se o que foi interrogado é, de fato, uma pergunta antiética, Flávia Teixeira, que é gerente de treinamentos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), ensina que tudo o que diz respeito à intimidade do candidato, pode ser considerado invasivo.

"Perguntas sobre religião, orientação sexual, posicionamento político ou assuntos familiares são sempre constrangedoras, por mais que o recrutador dê um 'toque' informal para a entrevista".

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES