Saiba porque Einstein mostrou a língua em foto que ficou famosa

A foto foi feita após comemoração de 72 anos do físico

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O fotográfo da United Press International (UPI), Arthur Sasse, é o responsável por fazer a fotografia mais conhecida por popularizar Albert Einstein no mundo, aquela em que ele aparece mostsrando a língua. 

Hoje, essa imagem completa 66 anos e foi capturada depois de um evento na Universidade de Princenton, nos EUA, que comemorava o aníversário de 72 anos, do físico em 1951.

Segundo relatos de pesquisadores da época, o fotógrafo e outros profissionais que acompahavam as solenidades durante o dia pediram que o Einstein sorrise para as câmeras diversas vezes, afim de ue ficasse com um "rosto mais simpático" nas cenas das comemorações.

Cansado de sorrir durante todo o dia para os fotógrafos, ele disse: "Já basta! É suficiente!" Como a frase não encerrou o ímpeto dos profissionais que o acompanhavam, teve uma reação ainda mais intensa, que foi mostrar a língua. O gesto foi um "protesto" aos fotógrafos que estavam cobrindo o evento.

A foto do maior cientista da história com a língua de fora é tão conhecida no mundo quanto sua fórmula E=mc², a famosa equação que determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia. O físico alemão também foi ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1921 e eleito pela Revista Time como a personalidade do século XX.

Einstein não conseguia entender como havia se tornado tão popular no mundo escrevendo livros de interesse tão restrito, difícil de serem compreendidos pela maioria das pessoas. A fotografia se tornou tão famosa porque contrapõe a genialidade do cientista com a ingenuidade da brincadeira de uma criança.

Cartão postal

O mais curioso é que Einstein, realmente, gostou da fotografia. Ele utilizou a imagem, recortando as demais pessoas que estavam na cena e deixando apenas o seu rosto, para a produção de cartões postais, que enviava aos seus amigos.

Na fotografia original estavam ainda o ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados, dr. Frank Aydelotte e sua esposa, além de Einstein.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES