Que as aves são animais que não possuem dentes, todos nós estamos cansados de saber. Mas, qual será o motivo disso, se os dentes são tão importantes na hora da alimentação? Os palpites para a falta de dentes são muitos, porém, um artigo publicado por cientistas no periódico “Biology Letters” promete desvendar esse mistério.
Pesquisas realizadas anteriormente diziam que ao longo dos milhares de anos, as aves perderam os dentes para melhorar seu voo. Porém, de acordo com o estudo, que foi publicado no início desta semana, a perda dos dentes se deu por outro motivo: para apressar a maturação dos ovos.
O tempo de incubação de um ovo de dinossauro (quando as ‘aves’ tinham dentes) era de cerca de sete meses, já o das aves existentes hoje é de apenas alguns dias. Essa diferença se dá justamente pelos dentes. Esperar um embrião desenvolver a dentição é um período demorado, que consome 60% do tempo de incubação de um ovo.
Enquanto está dentro do ovo, o embrião fica vulnerável a desastres naturais e predadores, sem nenhuma chance de defesa. Com o ovo maturando mais rápido, o filhote teria maiores chances de sobreviver.
"Sugerimos que a seleção (evolutiva) para a perda dos dentes (nas aves) foi um efeito colateral da seleção por um embrião de crescimento rápido e, portanto, uma incubação mais rápida", escreveram Yang e Sander ao "Biology Letters".
Os pesquisadores afirmaram que a descoberta se iniciou depois que um estudo foi publicado no ano passado, que demonstrou que os ovos de dinossauros que não voavam levavam menos tempo para maturação (entre três e seis meses).
O surgimento da incubação mais rápida foi auxiliado por aves primitivas e por alguns dinossauros, que chocavam seus ovos em ninhos abertos ao invés de enterrá-los.