Saiba como recuperar a saúde dos cabelos pós férias

A limpeza profunda dos fios é o primeiro passo para recuperá-los

É indispensável que máscaras de tratamento | reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Frizz, opacidade, ressecamento e fios enfraquecidos têm passagem confirmada no retorno das férias, deixando os danos provocados pelo sol, sal e cloro evidentes nas mechas. Para recuperar a saúde da fibra capilar, a dermatologista especialista em cabelos Andrea Frange explica alguns cuidados super importantes no pós férias.

“A limpeza profunda dos fios é o primeiro passo para recuperá-los, isso porque quando não estão realmente limpos, não respondem de forma efetiva aos tratamentos aplicados na sequência”, explica Frange e completa, “shampoos antirresíduos são os mais indicados por serem capazes de eliminar todas as impurezas das mechas. Porém, é indispensável que máscaras de tratamento sejam aplicadas após a lavagem para evitar o efeito rebote e agravar ainda mais o ressecamento do cabelo.”

“O cronograma capilar é uma ótima alternativa para devolver água e nutrientes perdidos para os fios, melhorando seu aspecto e textura. O calendário capilar é dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, sendo capaz de devolver maciez e movimento a todos os tipos de cabelos”, pontua a dermatologista. “Durante a aplicação, é preciso respeitar o tempo de aplicação das máscaras de tratamento e sugiro também que o enxague final seja feito com água fria”, ressalta a profissional.

reprodução internet

“A tesoura também pode ser uma boa aliada dos fios no pós férias, isso porque cortar, pelo menos as pontinhas, ajuda a eliminar as temidas pontas duplas que surgem depois de muita exposição ao sol, cloro e sal. A abertura dessas cutículas faz com que se embaracem com mais facilidade nos fios saudáveis e provoquem a quebra, impedindo a recuperação.”

“O uso excessivo de fontes de calor, como chapinhas, secadores e modeladores tendem a deixar os fios enfraquecidos e com aspecto ainda mais seco. Durante o período de recuperação das mechas, sugiro que esses elétricos sejam deixados de lado e que os fios sequem naturalmente, sem esquecer a aplicação de leave-ins, indispensáveis mesmo sem uso desses aparelhos”, finaliza a especialista.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES