Você gosta de melancia? Esse post vai te ensinar como escolher a melhor melancia. Confira:
1. Haste
Outro ponto de referência para escolher melancia madura em sua próxima compra é observar a haste. Se ela estiver seca, pode comprar sem medo, porque a fruta está madura. Frutas com hastes verdes são um sinal de que a polpa também não está boa para o consumo ainda.
2. Peso e volume
Quando for escolher melancia, preste atenção também no tamanho e no volume da fruta. Uma melancia doce não deve ser pequena demais, muito menos enorme. As medianas são sempre a melhor aposta e ela deve pesar a quantidade esperada para o tamanho que exibe.
3. Macho ou fêmea
Pode parecer estranho, mas os agricultores dividem as melancias em machos e fêmeas. Quando mais alongadas, elas são consideradas “meninos” e costumam ter um sabor menos concentrado e mais aguado. Por outro lado, as mais redondinhas, consideradas meninas, são bem mais doces.
4. “Estrias” em alto relevo
Outro dos sinais úteis na hora de escolher melancia no supermercado ou na feira são aquela espécie de estrias, que mais parecem uma rede em torno da fruta e que, às vezes, ficam em alto relevo. Essas cicatrizes indicam que as abelhas mantiveram contato com a fruta durante a polinização. Logo, quanto mais manchas assim, mais doce deve ser a melancia.
5. Manchas amarelas
Nenhuma melancia é completamente verde, já que a parte da fruta que cresce em contato com o chão tende a ser menos pigmentada e é esta a explicação para aquela mancha amarela que a gente encontra na casca da melancia.
Quanto mais escura for esta mancha, mais madura estará a fruta. As manchas brancas indicam que a melancia ainda não está gostosa.