Localizado em Brasília, o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, conquistou o quarto lugar no ranking dos 10 melhores aeroportos do mundo em 2025, segundo a AirHelp. Sendo o único terminal brasileiro a aparecer entre os dez primeiros colocados, com uma nota média de 8,47, resultado esse, superior ao alcançado no levantamento anterior.
quais os critérios avaliados
Essa classificação considera alguns critérios como pontualidade dos voos, qualidade do serviço (incluindo limpeza, acessibilidade, tempo de espera, equipe e atendimento) e variedade de opções de alimentação e lojas. A análise é baseada na experiência de cerca de 13,5 mil passageiros e inclui dados de 250 aeroportos em 68 países, entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.
E o aeroporto brasiliense pulou da quinta para a quarta colocação
Ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo (África do Sul), Aeroporto Internacional de Hamad (Catar) e Aeroporto Internacional Rei Khalid (Arábia Saudita).
3º maior aeroporto do Brasil
Inaugurado no dia 3 de maio de 1957, o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek ganhou em 1999 o nome em homenagem ao 21º presidente do Brasil, responsável pela construção de Brasília. Hoje, é administrado pela Inframerica. Com movimentação diária de cerca de 54 mil passageiros, é considerado o terceiro maior aeroporto do Brasil em número de pessoas transportadas.
O local é dividido em quatro setores (Píer Norte, Corpo Central, Píer Sul e Satélite). Ao todo, são 39 portões de embarque e 41 posições para aeronaves. Foi o primeiro aeroporto da América do Sul a operar com pistas simultâneas. Além disso, o aeroporto possui quatro salas VIPs divididas no setor doméstico e internacional. Todas possuem bares, open foods, wi-fi, espaços família e lounges com TV. Algumas ainda têm duchas privativas e salas para reuniões.