Como tudo na vida, estar solteiro ou em um relacionamento tem o seu lado bom e ruim. Ao contrário do que se costuma acreditar, ser solteiro conta com suas vantagens e que até mesmo foram comprovadas pela ciência. De acordo com estudos, homens solteiros ou divorciados costumam ser muito mais “mãos abertas” na hora de dar um agarradinho para amigos mais do que os casados, por exemplo.
Outro dado, é que uma pesquisa realizada em 2015, resultado de uma parceria entre a Faculdade Boston e a Universidade de Massachusetts, apontou que quando se é solteiro se mantém uma ligação mais estreita com parentes, vizinhos e amigos que quando se é comprometido.
Autonomia e Satisfação
Uma análise do National Survey of Families and Households testou mais de 1000 pessoas que sempre estiveram solteiras e mais de 3 mil que estavam casadas desde 1998. O resultado foi que quando se é solteiro é mais comum experimentar experiências de crescimento pessoal do que quando se está casado.
A pesquisa mostrou que não só o amor causa a sensação de plenitude. Um dos fatores mais importantes para que as pessoas se declarassem plenas era a autonomia, o propósito e a sensação de estar no comando de suas próprias vidas.
Conforme especialistas, estar sozinho não quer dizer estar solitário e, na verdade, gastar tempo de qualidade consigo mesmo proporciona o autoconhecimento, que é super saudável para a saúde mental.