Na escola aprendemos que existem quatro oceanos essenciais na Terra. Porem você já parou para pensar a origem dos nomes desses oceanos? E quem teria sido o responsável por batizar cada oceano?
Alguns fatos históricos relatam que os oceanos tiveram seus nomes dados através de algumas inspirações. Isso vem desde as fontes mitológicas até as grandes navegações e características geográficas das regiões.
O oceano Atlântico, por exemplo, tem o nome referente a mitologia grega. A nomenclatura vem de Atlas, figura de um titã grego condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente.
O nome desse oceano foi usado pela primeira vez por Heródoto, mas foi reconhecido oficialmente por Mercator, que colocou o Oceano Atlântico no mapa no século XVI.
Já o nome do oceano Pacífico é resultado do ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães navegou pelo litoral sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez. O navegador se impressionou pelas aguas tranquilas e resolveu batizar o oceano de Pacífico.
O nome do oceano Índico está relacionado com a geografia da região, pois o oceano está a próximo da Índia e Indonésia.
O oceano Ártico possui esse nome por questões geográficas e astronômicas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa Menor. A palavra “Ártico” vem do grego, arctos, que significa urso. Esse oceano está localizado no polo norte.