Roberto Carlos, Frida: famosos que não têm uma parte do corpo e quase ninguém sabe

Quando uma pessoa perde um membro, seja por trauma ou por doença, o impacto na vida é imenso. A amputação, porém, é mais comum do que imaginamos.

Roberto Carlos, Frida: famosos que não têm uma parte do corpo e quase ninguém sabe | Google

Quando uma pessoa perde um membro, por trauma ou por causa de uma doença, é imenso o impacto na vida. E a amputação, porém, é bastante comum até mais do que imaginamos. Inclusive entre o mundo dos famosos. As pessoas não falam muito sobre isso, por vários motivos. E claro, que existem as exceções. Uma curiosidade, é que a amputação por cirurgia é frequentemente usada para controlar a dor ou para conter ou prevenir doenças.

Roberto Carlos

O "Rei" perdeu a sua perna direita ainda na infância, quando tinha seis anos de idade, depois de sofrer um acidente. Durante grande parte da sua carreira, o cantor tentou manter esse assunto longe de sua imagem. Durante entrevista ao jornalista Nelson Motta, Roberto relembrou o atropelamento por um trem que sofreu em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. De acordo com o jornalista, durante anos, Roberto Carlos não usou prótese. O pai do cantor conseguiu uma prótese apenas quando ele tinha entre 13 e 14 anos, com um médico alemão do Rio de Janeiro. 

Frida Kahlo

A artista Frida Kahlo faleceu aos 47 anos. Pouco antes de morrer, ela sofreu complicações cirúrgicas que se tornaram gangrenas e acabaram por custar metade da perna direita da artista. A estimada pintora mexicana disse ter ficado devastada pela perda de sua perna, mas ela superou o trauma com a ajuda de sua arte e humor. 

Jakson Follmann

O goleiro brasileiro foi um dos seis sobreviventes do acidente aéreo que o time do Chapecoense sofreu em 2016. Segundo os médicos, ao saber que perderia parte de sua perna direita, Follman teria dito: "Prefiro a vida à perna. Vamos tirar isso de letra". Follmann agora dá palestras e até venceu o reality de música 'Pop Star', da TV Globo, em 2019. Em 2021, precisou passar por outro procedimento cirúrgico para tirar um cisto que havia surgido no local da amputação. Na foto, vemos as pernas do ex-jogador antes do jogo amistoso entre o Torino FC e o Chapecoense em 2018. 

Tony Iommi

O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, é um músico que conseguiu construir uma carreira impressionante mesmo com as mãos comprometidas. Ele perdeu as pontas de dois dedos quando tinha 17 anos. Fontes sugerem que ele foi inicialmente desencorajado a seguir seu sonho após o incidente que causou o trauma, mas que eventualmente encontrou maneiras inventivas de continuar com sua música. 

Paola Antonini

A modelo mineira sofreu um acidente em 2014, aos 20 anos de idade. Ela e o então namorado estavam colocando as malas no carro quando foram atingidos por uma motorista embriagada que tentava pegar o celular que havia caído no chão. Paola precisou ter a perna esquerda amputada depois que ela foi esmagada entre os dois carros. Paola encarou todo o incidente de forma bastante positiva e não se deixou abalar pela falta da perna. Ela contou que quando ofereceram a ela uma prótese que se assemelha ao membro, ela negou: "Ah não, não quero. Eu quero uma prótese bem de robô". Essa decisão fez com que a modelo virasse influencer nas redes sociais. Ela tem 2,7 milhões de seguidores no Instagram. Afinal, representatividade importa sim! "Gosto de ocupar espaços que as pessoas não acreditam que eu possa ocupar", explicou. 

Miles O'Brien

O ex-âncora da CNN, Miles O'Brien, se envolveu em um terrível acidente em 2014. Enquanto embalava os equipamentos de TV depois de um trabalho no Japão, uma das caixas caiu sobre seu braço esquerdo. O'Brien só foi no pronto-socorro no dia seguinte e os médicos precisaram amputar o braço acima do cotovelo para evitar uma condição chamada síndrome compartimental.  

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES