Todos nós conhecemos alguém que parece que vai explodir toda vez que espirra. E por que algumas pessoas emitem espirros tão altos, enquanto outras são delicadas que quase não percebemos? Quem acha que a altura do barulho tem a ver com a pessoa querer se mostrar, tal fato está longe da verdade. Quem afirma isso é a ciência. Segundo neurologistas e especialistas em otorrinolaringologia, existem vários fatores que influenciam como uma pessoa espirra.
Questões de personalidade e cultura: Estudo feito pela Smell & Taste Treatment and Research Foundation, em Chicago, diz que a maneira como espirramos reflete em nossa personalidade subjacente. Pessoas extrovertidas tem espirros mais explosivos, e as mais tímidas contem os seus espirros, mais parecidos com um murmúrio.
Os espirros são apenas uma questão de personalidade: os fatores culturais e sociais desempenham um papel importante. Em algumas culturas, espirrar alto é considerado rude, já em outras, é simplesmente uma parte normal da vida. Existem ainda fatores de personalidade e da cultura, outra influência considerável surge da anatomia de cada indivíduo. O tamanho dos nossos pulmões, por exemplo, pode afetar a intensidade do espirro.