Já começaram os desfiles de Carnaval, em São Paulo, e seguirão até terça (4/3), no Rio de Janeiro. O evento, considerado o mais animado do país apresenta nas avenidas do samba, carros alegóricos e foliões que dão um show. Criatividade, tecnologia e cultura, fazem parte das agremiações, que surpreendem, ainda, nos enredos. Nos anos 2000, 2 dos apresentadores do Brasil foram homenageados: Silvio Santos e Xuxa Meneghel.
“Homem do Baú”
Nos anos 2001, o fundador do SBT, que faleceu aos 93 anos em agosto de 2024, foi o tema da escola de samba Tradição. No enredo “Hoje é Domingo, é Alegria. Vamos Sorrir e Cantar”, a agremiação agitou o sambódromo do Rio de Janeiro. Silvio Santos surpreendeu o público presente ao surgir logo no primeiro carro alegórico. O apresentador vestiu um terno prateado e cantou a música que contava sua história de vida.
elenco do SBT
O desfile contou ainda com a presença de vários artistas do SBT, entre eles Carlos Alberto de Nóbrega e Ratinho, que trabalham na emissora até hoje, e os saudosos Gugu Liberato e Hebe Camargo.
o homenageado amou o desfile
A agremiação percorreu a Marquês de Sapucaí com carros alegóricos em ritmo de festa, como fala a famosa música de Silvio Santos. A Tradição não ganhou, mas o apresentador gostou tanto da homenagem que, no Carnaval de 2004, transmitiu o desfile na grade de programação do SBT.
“Rainha dos Baixinhos”
E nos anos de 2004, Xuxa foi tema da escola de samba Caprichosos de Pilares. A agremiação do Rio de Janeiro, animou o público com o enredo “Xuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação”. Ao contrário de Silvio Santos, que surgiu no abre-alas quando foi homenageado, a “Rainha dos Baixinhos” surgiu no último carro.
presença de famosos na avenida
Xuxa levou a galera ao delírio assim que pisou na Marquês de Sapucaí. Ela usava um look prateado e “xuxinhas” nos cabelos, um longo aplique, sendo ovacionada do início ao fim do desfile. Além da mãe e do pai da artista, participaram da homenagem diversas Paquitas, Bruna Marquezine, Isabelle Drummond, Debby Lagranha e crianças da Fundação Xuxa Meneghel.
não ganhou
A carreira da “Rainha dos Baixinhos” foi apresentada nos carros alegóricos que contavam sua história desde a infância. E a famosa nave espacial, símbolo dos programas infantis de Xuxa, foi um marco do desfile. A Caprichosos de Pilares também não consagrou-se como campeã do Carnaval, mas a falta do título não apagou o brilho da homenagem.