SEÇÕES

Relembre quais foram as maiores e piores epidemias do mundo - Peste Antonina

A seguir, você conhecerá as maiores epidemias e pandemias que assolaram o mundo até os dias atuais, antecedendo a Covid-19. - Peste Antonina

Slide 2 de 4

Peste Antonina

Siga-nos no

A Peste Antonina representa o surto de varíola que teve início no ano 165 e resultou em uma pandemia no Império Romano. Ou seja, o contágio no Império adquiriu grandes proporções, chegando a registrar o montante de duas mil mortes por dia no ano 166.

O surto de varíola teve início com as tropas romanas que estavam instaladas na Pártia, região da Mesopotâmia. A necessidade das tropas romanas em território parta se deu devido aos conflitos travados frequentemente entre os romanos e os partas.

Considerando que os exércitos estavam em constante migração, tem-se a explicação de que o surto de varíola surgiu entre as tropas romanas e rapidamente se espalhou. Ao chegar à Roma, capital do Império Romano, os danos da Peste Antonina foram severos.

Estima-se que cerca de cinco milhões de pessoas morreram em decorrência da Peste. Ou seja, 10% da população que havia no Império naquele período perderam suas vidas para a varíola. A pandemia durou até o final do século II.

Carregue mais