O rei Charles 3º decidiu compartilhar uma parte íntima de sua trajetória: suas músicas favoritas. Ele lançou o projeto King’s Music Room, em parceria com a Apple Music, reunindo faixas que o animam e trazem memórias marcantes. A playlist inclui artistas como Bob Marley, Kylie Minogue, Grace Jones, Raye e Davido.
A iniciativa, ligada às comemorações do Commonwealth Day (Dia da Comunidade das Nações), busca valorizar a diversidade musical dos países membros da Commonwealth. Em um vídeo gravado no Palácio de Buckingham, onde aparece com uma placa de “no ar” ao estilo DJ, Charles diz: “Então, é isso que eu particularmente queria compartilhar — músicas que me trouxeram alegria.”
No trailer de divulgação, a tradicional troca da guarda no palácio é embalada pela canção Could You Be Loved, de Bob Marley. A escolha, segundo o rei, representa a capacidade da música de unir e elevar: “Ela tem essa capacidade extraordinária de trazer lembranças felizes dos recônditos mais profundos de nossa memória, de nos confortar em momentos de tristeza e de nos levar a lugares distantes.”
Gosto pela música
Charles reforça que a música sempre teve papel essencial em sua vida e diz que, para muitos, ela representa um alívio e um canal de celebração coletiva. “Em outras palavras, isso nos traz alegria”, completa.
A playlist completa, com comentários pessoais do rei sobre algumas músicas, será publicada no dia 10 de março, quando é celebrado o Commonwealth Day. A seleção promete passear por décadas e estilos — indo de cantores dos anos 1930 até astros atuais do afrobeat.
O rei também pretende compartilhar histórias e lembranças associadas a alguns artistas. Uma delas envolve a cantora Raye, que Charles viu se apresentar em um evento natalino na antiga Battersea Power Station, atual sede da Apple em Londres.
Sobre a proposta, ele comenta: “Essa parece ser uma maneira interessante e inovadora de comemorar o Dia da Commonwealth deste ano.” Fã declarado de Bob Marley, Charles já visitou a antiga casa do músico na Jamaica, hoje transformada em museu.
Enquanto o rei falava, a banda do palácio tocava uma das mensagens mais conhecidas de Marley: “Don't let them change ya, oh! Or even rearrange ya! Oh, no!” (Não deixe que eles te mudem, oh! Nem mesmo te reorganizem! Oh, não!).