Neste domingo (11), o papa Leão XIV recitou pela primeira vez a oração Regina Caeli (Rainha do Céu) diante de uma multidão reunida na Praça São Pedro, no Vaticano. A oração é uma saudação à Virgem Maria, celebrando com ela a ressurreição de Cristo.
Composta por versos curtos que terminam com "Aleluia", a Regina Caeli é uma das quatro orações marianas da tradição católica, ao lado de Alma Redemptoris Mater, Ave Regina Coelorum e Salve Rainha.
Conforme a tradição, a Regina Caeli tem origem entre os séculos VI e X, embora seu autor seja desconhecido. Os primeiros registros escritos datam do século XIII, quando passou a fazer parte do Breviário Franciscano, tornando-se amplamente difundida.
Em 1742, o papa Bento XIV estabeleceu que a oração Regina Caeli substituísse o Angelus durante o Tempo Pascal — do domingo de Páscoa até Pentecostes — sendo recitada de pé, em sinal de vitória sobre a morte. Assim como o Angelus, a oração é feita três vezes ao dia: pela manhã, ao meio-dia e à tarde.
Veja a íntegra da oração Regina Caeli
Rainha do Céu, alegrai-vos. Aleluia!
Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
Ressuscitou como disse. Aleluia!
Rogai por nós a Deus. Aleluia!
Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!
Oremos.
Ó Deus, que enchestes o mundo de alegria com a ressurreição do Vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, vos suplicamos, que pela intercessão da Virgem Maria, Sua Mãe, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso senhor. Amém.
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre. Amém.