Certamente você viu o vídeo em que um animal, que parece ser um simpático rato, “toma banho” com sabão em uma pia no Peru. As imagens impressionaram porque o animal se lava como com se fosse uma pessoa. No entanto, a situação pode não ser tão fofa ou engraçada como imaginamos.
A magia começa a desaparecer com a explicação dada pelo biólogo Dallas Krentzel ao IFL Science: o animal não é um rato, mas sim uma pacarana, um tipo de roedor comum na América do Sul.
O problema maior é que a pacarana não está tomando seu banho feliz da vida. Na verdade, o bichinho está tentando se livrar de algo que está o incomodando e que parece ser sabonete.
“Um rato não faria isso a não ser que houvesse algo de que ele realmente quisesse se livrar”, explicou Tuomas Aivelo, também biólogo.Ainda que achemos fofa a sua forma de se lavar, a verdade é que aquele sabonete todo é bem prejudicial à saúde da pacarana.
Possivelmente o animal caiu em algum pote de sabonete ou, pior do que isso, alguém resolveu jogar sabonete sobre o pobre bichinho. Infelizmente, é bem possível que o rato estivesse com muita dor e não relaxado, como muitos de nós chegamos a pensar, no momento em que foi filmado. Que tristeza.