Um momento de fé e superação terminou em tragédia em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá (MT), no último sábado (28). Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, morreu após sofrer uma crise convulsiva enquanto participava de uma trilha organizada pelo movimento cristão Legendários, que promove eventos de imersão voltados exclusivamente para homens.
Segundo a esposa, Ana Paula Oliveira, Rodrigo estava no evento desde a quinta-feira (26) e já havia finalizado todas as atividades quando passou mal. Ele foi levado ao Hospital Regional de Rondonópolis, onde chegou a ser entubado, mas não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
"Ele era um ótimo pai, ótimo marido e um servo de Deus. Estava orando quando teve a crise", disse Ana Paula.
Pai, cristão e técnico de segurança
Rodrigo era técnico em segurança do trabalho há uma década, trabalhava em uma empresa da região e se declarava cristão ativo da Igreja Metodista. Ele era casado havia oito anos e tinha dois filhos.
Nas redes sociais, mostrava orgulho da fé e da família. Ao saber da chegada do evento Legendários na cidade, se empolgou com a proposta do retiro espiritual e decidiu participar da experiência intensa promovida pelo grupo.
O que é o movimento Legendários
Fundado em 2015, na Guatemala, pelo pastor Chepe Putzu, o movimento Legendários propõe jornadas de transformação masculina com base em princípios cristãos e desafios físicos extremos. Um dos principais eventos é o TOP (Track Outdoor de Potencial), uma imersão de 72 horas na natureza com trilhas, meditações e dinâmicas espirituais.
Os valores do movimento são resumidos no lema “AHU” — Amor, Honra e Unidade, que busca resgatar a figura do homem como líder, ajudador e servo dentro da família e da sociedade.
Os pacotes de participação no retiro variam entre R$ 450 a R$ 81 mil, conforme o local e estrutura oferecida.
Comoção e despedida
A morte de Rodrigo causou grande comoção entre familiares, amigos e participantes do movimento. O grupo Legendários ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Vídeos do retiro e homenagens a Rodrigo circulam nas redes sociais, ressaltando sua fé e dedicação à família.