SEÇÕES

Quem é a travesti que foi vetada em novela após ser contratada pela Globo

Relembre Cláudia Celeste, primeira travesti brasileira a aparecer em novela; ela foi proibida pela censura

Cláudia Celeste foi pioneira como travesti em novela da Globo em 1977 | Foto: Google
Siga-nos no

A primeira travesti brasileira a ingressar em uma novela da Globo foi a atriz Cláudia Celeste, que foi a Estrela de Espelho Mágico, de Daniel Filho, nos anos de 1977. Ela foi suspensa da trama depois que um jornal noticiou que ela era travesti. Bailarina no palco do Beco desde os 20 anos de idade, como artista, ela esteve em O Mundo é das Bonecas, no Teatro Rival, e fez várias apresentações em casas noturnas no país. Eleita a Miss Brasil Pop e participou de inúmeras competições de beleza.

Segundo o site Aventuras na História

Quando foi escalada para o papel na novela da Globo, a produção não sabia que se tratava de uma travesti e, assim, quando o assunto veio à tona, ela foi suspensa da trama. Na época, a proibição da Censura Federal de figuras trans e travestis já havia barrado artistas como Divina Valéria e Rogéria.

Após o ocorrido

Cláudia foi embora para a Europa e retornou ao Brasil quando a Ditadura Militar chegou ao fim. Seu retorno às telinhas foi com a novela Olho por Olho, da TV Manchete, em 1987.Ela faleceu em 2018, aos 66 anos, em decorrência de uma infecção pulmonar e o seu nome ainda é sinônimo de resistência, arte e luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também