Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, foi escolhida pelo Financial Times como uma das mulheres mais influentes de 2024. A lista inclui empresárias, artistas, políticas e personalidades de diversas áreas. A homenagem foi destacada em um texto escrito por Luiza Trajano, empresária do Magazine Luiza.
A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza descreveu Cristina Junqueira como uma profissional com "comprometimento e atenção aos detalhes" e uma "busca constante por inovação".
A lista de 2024 do Financial Times inclui a cantora Taylor Swift, a atriz Emma Stone, a medalhista olímpica Simone Biles e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
CATEGORIA LÍDERES
Cristina Junqueira foi incluída na categoria "líderes" ao lado de outras nove mulheres, como Margrethe Vestager, comissária antitruste da UE; Rachel Reeves, ministra das Finanças do Reino Unido; Lisa Su, CEO da AMD; Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia; Fei-Fei Li, cientista de Stanford; Claudia Sheinbaum, presidente do México; Christine Lagarde, presidente do BCE; Julia Hoggett, CEO da Bolsa de Londres; e Ruth Porat, CFO da Alphabet e Google.
Quem é Cristina Junqueira?
Formada em Engenharia de Produção pela USP, Cristina Junqueira, natural de Ribeirão Preto (SP), iniciou sua carreira no mercado financeiro, passando por LuizaCred, Itaú e Unibanco. Em 2013, foi convidada pelo colombiano David Vélez para cofundar o Nubank, ao lado do americano Edward Wible, com a missão de criar uma fintech que oferecesse mais controle financeiro aos clientes. Hoje, o Nubank é uma das marcas mais valiosas do Brasil, segundo a Interbrand.
Cristina Junqueira, com cerca de 2,9% das ações do Nubank, é a quarta mulher mais rica do Brasil, com uma fortuna de R$ 8,61 bilhões, segundo a Forbes Brasil. Ela atingiu o status de bilionária após a estreia do Nubank na Bolsa de Nova York em 2021, tornando-se a primeira mulher a alcançar essa marca com uma fintech no país. Cristina é mãe de quatro filhos: Alice, Bella, Anna e Leo.