Você sabia que existe uma hora proporcional para se ficar doente? Isso foi descoberto por uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge.
Segundo os resultados, o funcionamento do nosso relógio biológico afeta processos infecciosos. Para descobrir isso os ratinhos de laboratório foram infectados com o vírus do herpes em diferentes horários do dia.
De acordo com os resultados, o vírus se multiplica dez vezes mais quando chega ao organismo dos ratos durante a parte da manhã em comparação com os outros horários do dia.
O relógio biológico, oficialmente chamado de ritmo circadiano, controla nossos padrões de sono, a temperatura do corpo e diversos aspectos do nosso sistema imunológico. Em ratos que têm defeitos genéticos que afetam o funcionamento do ritmo circadiano, a reprodução viral é alta independente do período do dia.
Akhilesh Reddy, neurocientista da Universidade de Cambridge, informou que a hora de uma infecção pode interferir em quão suscetíveis somos em relação a determinadas doenças e à replicação viral em si, o que significa que uma infecção pode ser mais ou menos grave dependendo do horário do dia em que o vírus se hospedou.