Qual é a melhor posição para dormir quando se está com falta de ar?

Especialista comenta relação entre postura e problemas respiratórios

| Thinkstock/Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A posição em que se dorme afeta diretamente não somente a qualidade do sono, mas também a nossa saúde, pois, se inadequada, pode favorecer dores nas costas, no pescoço, câimbras, má circulação, ronco, apneia e até mesmo ocasionar dificuldades respiratórias. Com o avanço da pandemia do COVID-19, muitas pessoas que estão doentes têm alguns dos sintomas mais comuns, que são febre alta, tosse, falta de ar e muita fadiga. Por essa razão, a consultora do sono da Duoflex , Renata Federighi oferece algumas dicas sobre a melhor postura para ter uma noite de sono mais tranquila, principalmente quando se está com esses incômodos.

A posição de bruços é a menos indicada por todos os médicos, já que é preciso virar a cabeça para conseguir respirar. Essa hiperflexão do pescoço pode ocasionar dores e dificultar a respiração. "Com essa postura, podem ocorrer problemas de cervicalgia (dores nas regiões do pescoço, ombro e cabeça), dores nas costas e até mesmo no maxilar. Ademais, é possível até mesmo entortar os dentes, visto que a face recebe pressão que, a longo prazo, pode afetar a arcada dentária", comenta.

A consultora explica que dormir de barriga para cima também não é recomendável, especialmente para pessoas que já estão com problemas respiratórios. "Nessa posição, a língua desloca-se para trás, estreitando a passagem de ar e atrapalhando a respiração. Além disso, a coluna não fica totalmente alinhada, podendo causar problemas de saúde futuros", acrescenta a especialista.

Thinkstock/Getty Images 

A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo. "Com um travesseiro que preencha completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão e outro entre as pernas semiflexionadas, essa postura favorece o total alinhamento da coluna, desde a cervical até a região lombar. Com isso, as vias aéreas ficam liberadas, facilitando a respiração, a circulação e todo o metabolismo noturno. "Um corpo bem posicionado e relaxado dificilmente desperta durante a noite em busca de melhor acomodação", declara a consultora. Por isso, pacientes infectados pelo coronavírus devem procurar dormir nessa posição, se possível, a fim de conquistarem uma melhor noite de sono e conseguirem passar por essa situação mais tranquilamente, afinal, momentos de repouso de qualidade são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico e do organismo como um todo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES