White King é um leão branco e, segundo o diretor do zoológico espanhol onde nasceu, um verdadeiro "bichinho de pelúcia". No entanto, foi rejeitado pela mãe depois de um parto muito sofrido. O filhote, nascido em 31 de maio, é o primeiro leão branco que vem ao mundo em um parque zoológico na Espanha.
Juan Luis Malpartida, diretor do Mundo Park em Guillena, cidade próxima a Sevilha, no sul da Espanha, enche o pequeno com abraços, carinhos e cuidados. O animal, depois do abandono materno, tem que ser alimentado com uma espécie de mamadeira.
"O parto foi ruim", disse Malpartida à agência France Presse. "A mãe, uma leoa branca trazida da Tailândia há quatro anos, deu à luz 14 ou 15 dias depois do esperado."
O filhote "nasceu grande", muito pesado no momento do parto. O diretor, que vive rodeado de felinos desde criança, disse não saber como a leoa conseguiu dar à luz: "Imagine quanto o animal passou mal."
Três dias depois de ver que não mamava na mãe porque ela "não estava dando conta", Malpartida passou a tomar conta do filhote em isolamento da mãe. Ele disse que o pequeno estava com hipotermia, hipoglicemia e desidratado.
"[Esta quarta] foi o primeiro dia em que o vejo com a cabeça erguida, tentando correr", disse o cuidador quem reforçou que a mãe está calma, após a separação. Segundo ele, a leoa voltou a se aproximar do chefe da alcateia.
O zoológico que cuida de White King está fechado para visitantes por conta da pandemia de coronavírus, mas deve ser reaberto ainda nesta semana após medidas de relaxamento da quarentena impostas pelo governo central do país.
Malpartida explicou que o leãozinho deve continuar afastado dos pais, recebendo cuidados diretos da equipe do zoo, enquanto se recupera. Segundo ele, o pequeno será reintegrado aos pais assim que possível.
"Embora seja um assunto delicado, porque mais tarde se tornará uma competição para o pai", disse o diretor do zoo.