A Mattel anunciou nesta terça-feira (8) o lançamento da primeira Barbie com diabetes tipo 1, como parte de uma iniciativa para promover inclusão. A boneca foi desenvolvida em parceria com a Breakthrough T1D, organização dedicada à pesquisa e ao avanço de tratamentos para a doença.
Apresentar uma boneca Barbie com diabetes tipo 1 é um passo importante no nosso compromisso com a inclusão e a representatividade, disse Krista Berger, vice-presidente sênior da marca Barbie e diretora global de bonecas.
A diabetes tipo 1 é uma condição autoimune crônica em que o sistema imunológico ataca o pâncreas, reduzindo ou interrompendo a produção de insulina. Geralmente diagnosticada na infância, exige monitoramento constante da glicose e aplicação diária de insulina.
A nova Barbie reflete essa realidade: vem com um sensor CGM para medição contínua de açúcar no sangue, uma fita médica em formato de coração rosa no braço e um mini celular para acompanhar os níveis de insulina.
A Mattel também lançou uma boneca inspirada em Lila Moss, filha da modelo Kate Moss, que tem diabetes tipo 1 e é engajada na causa.