A presbifonia é o nome dado ao envelhecimento natural da voz. Essa condição ocorre a partir dos 50 anos e pode ser mais acentuada de acordo com a saúde de cada paciente. Em mulheres, costuma acontecer a partir da menopausa.
“Com o tempo, a voz perde força, velocidade, estabilidade e precisão articulatória, fazendo com que a qualidade vocal seja prejudicada”, explica Cristiane Romano, fonoaudióloga, doutora no assunto pela Universidade de São Paulo (USP).
Nem todas as pessoas desenvolvem a presbifonia de modo acentuado. Alguns fatores, como saúde física, condições emocionais e hábitos de vida, interferem nesse processo. Segundo estudos sobre o tema, cerca de 10% dos idosos irão apresentar algum tipo de alteração vocal.
A presbifonia não é doença, mas uma reação natural do organismo e pode ser controlada com cuidados. Além disso, existem algumas medidas que reduzem os impactos do envelhecimento da voz. Veja quais:
- Beber água com bastante frequência;
- Manter sempre uma postura corporal adequada;
- Evitar gritos ou falar muito alto;
- Evitar exposição excessiva a ar-condicionado;
- Evitar áreas muito poluídas;
- Não fumar;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares;
- Praticar exercícios técnicos que funcionam como uma ginástica vocal e auxiliam na manutenção e vibração da voz, como falar as vogais “aaaaaa”, “iiiiiiii” e “uuuuuuu”, e também as consoantes “rrrrrrrr” e “zzzzzz”.
Se as alterações na sua voz estão causando incômodo, é importante buscar ajuda com um profissional de saúde.