Por que os seres humanos têm soluço?

Fenômeno é a contração involuntária do diafragma

Saiba a origem do soluço | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quem nunca ficou "agoniado" por conta do soluço? O fenômeno que acontece a partir de movimentos involuntários do diafragma pode tirar qualquer um do sério. Alguns apelam para beber água, levar susto, prender a respiração, mas em muitos casos o soluço só vai embora "quando quer".

O soluço não é um mistério completo. O barulho é provocado pelo músculo acima do estômago que controla a respiração e, em uma fração de segundo depois que esse músculo se contrai, as cordas vocais se fecham e fazem o "glup".

Existem várias coisas que são capazes de causar o soluço, como por exemplo beber muito rápido, comer rápido, comer comidas picantes, engolir ar e até mesmo rir. E como qualquer outra condição, o soluço também pode ser um indicador de alguma coisa mais séria como problemas cerebrais, meningite, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla ou câncer.

Na maioria dos casos, ele não representa nenhum perigo, mas como qualquer outra anomalia se ele for persistente durando mais de dois dias é melhor procurar um médico. Mas a maioria dos casos de soluço desaparece depois de um breve período.

E por mais que tenham receitas caseiras para parar com o soluço, os médicos tentaram chegar a métodos mais científicos para curá-los. Eles nem sempre desaparecem por conta própria e os que ficam causam um desconforto nas pessoas. Os tratamentos médicos variam de coisas simples como respiração profunda para que o nervo vago seja estimulado e para que envie explosões de eletricidade diretamente para o cérebro.

Alguns estudos até descobriram que a massagem retal digital persistente pode ser um tratamento eficaz para os soluços. Os tratamentos populares, receitas médicas e estas massagens retais prometem acabar com o soluço mas a ciência, por mais que já se tenha descoberto várias coisas, ainda não sabe como curar o soluço definitivamente. E isso porque as causas dele ainda não são totalmente conhecidas.

Crédito: Divulgação.

Várias teorias existem porque os soluços acontecem. É sugerido que eles são destinados a nos proteger quando estamos no útero, já que os fetos soluçam. Então talvez o fechamento das cordas vocais deva impedir de engolir o líquido amniótico.

Outra teoria vai mais longe, até nos nossos ancestrais anfíbios. Os girinos dos anfíbios tem pulmões e brânquias e um fechamento rápido permite que a água passa por cima das brânquias sem entrar nos pulmões.

Uma terceira teoria diz que os soluços só acontecem em mamíferos, e isso faz com que se pense que ele se desenvolveu primeiro nos anfíbios. E segundo essa teoria, o soluço foi, inicialmente, destinado a garantir que os bebês mamíferos pudessem sugar e respirar com segurança. Essa teoria é convincente porque só os mamíferos que bebem leite parecem soluçar e os bebês também soluçam com mais frequência que os adultos.

E no final das contas a causa dos soluços é um pouco estranha e eles acontecem por centenas de coisas diferentes e várias causas e ainda não se sabe exatamente o porque deles acontecerem em primeiro lugar. Por isso da próxima vez que você soluçar sinta-se livre para fazer qualquer um dos métodos que teoricamente farão eles acabarem.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES