Hábito comum de muitos brasileiros, higienizar os dentes com os palitos de madeira pode trazer muitos problemas à saúde bucal. Isso acontece porque os itens não foram desenvolvidos para desempenhar essa função e acabam machucando a gengiva.
As melhores opções para uma boa limpeza interdental são produtos elaborados especialmente para eliminar resíduos de alimentos, que podem se acumular entre os dentes. Por exemplo, os palitos interdentais siliconados, além de limpar, massageiam a gengiva.Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, aponta abaixo os principais malefícios do hábito:
Retração da gengiva: o uso frequente do palito de madeira pode causar a retração gengival. Por ser um item rígido, pode afastar o tecido da gengiva que protege a raiz do dente, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade.
Gengivite: mesmo pessoas que possuem o sorriso saudável ao utilizarem o palito de madeira podem causar pequenas feridas na gengiva, tornando esse machucado uma porta de entrada de bactérias e fungos que causam infecções como a gengivite.
Acúmulo de placa bacteriana: “ao em vez de limpar os espaços entre os dentes, o palito de madeira pode empurrar parte dos detritos de alimentos para cantos do dente ainda mais difíceis de serem alcançados na escovação, resultando no surgimento de cáries e placa bacteriana”, explica.
Desgaste do esmalte do dente: importante camada protetora dos dentes, o esmalte pode ser prejudicado pela força e frequência do uso do palito de madeira. “Esse desgaste ainda que seja pequeno pode contribuir a longo prazo para a proliferação de cáries”, esclarece.