A bandeira do arco-íris é um dos símbolos mais conhecidos no mundo. Com 4 décadas, a representação colorida ultrapassa as fronteiras nacionais e une pessoas de todos os países. É uma bela imagem que preencheu o vazio sentido pelos membros da comunidade gay no final do século XX que queriam ser reconhecidos através de um símbolo.
História da bandeira LGBT
A bandeira LGBT foi popularizada como um símbolo do orgulho gay em 1978 pelo artista americano nascido em San Francisco, Gilbert Baker. Segundo os historiadores, Baker se inspirou na cultura hippie, que via o arco-íris como um símbolo da paz e na canção “Over the rainbow”, interpretada por Judy Garland em “O mágico de Oz”.
A bandeira causou entusiasmo desde a primeira vez que surgiu em San Francisco no desfile de 1978, pouco a pouco foi popularizada e finalmente adotada como símbolo da comunidade LGBT de todo o mundo.
Bandeira do arco-íris e o significado de suas cores
As cores da bandeira do arco-íris estão relacionadas a vários aspectos da vida com os quais os membros da comunidade LGBT se identificam. As cores água-marinha e o rosa foram eliminadas da bandeira original do arco-íris. A primeira tinha sido inicialmente incluída porque era a cor que representa a homossexualidade durante a era vitoriana e o rosa era a cor usada por homens condenados por serem homossexuais e que foram levados para campos de concentração na Alemanha nazista.
A cor rosa desapareceu aparentemente devido à escassez de tecido daquele tom para a confecção das primeiras bandeiras de arco-íris costuradas em São Francisco. A segunda cor eliminada foi a água-marinha, que simbolizava os homossexuais vitorianos. Finalmente, as 6 cores da bandeira LGBT foram fixadas: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul e Roxo. Em alguns grupos, o roxo é mudado para preto como sinal de luto por membros da comunidade que morreram de AIDS.
- A cor vermelha simboliza a vida.
- A cor laranja simboliza a saúde.
- A cor amarela simboliza a luz do sol.
- A cor verde simboliza a natureza.
- A cor azul simboliza harmonia.
- A cor roxa simboliza o espírito.