Um chá de ervas que contém cocaína tem estado à venda em lojas da Itália por anos, e a polícia só soube agora. A descoberta foi feita por acaso, depois que um motorista de ônibus de 38 anos de idade, na cidade de Gênova, testou positivo para a substância.
O motorista, identificado apenas como Roberto, bradou que era inocente e argumentou que a única comida ou bebida que ele havia ingerido fora da rotina foi uma xícara do chá "Delisse alla coca" no dia anterior.
Ele acrescentou que a bebida o fazia se sentir mais alerta ao volante, e isso fez com que o médico desconfiasse e pedisse que lhe trouxessem sacos daquele chá para exames.
Depois de beber um copo, o médico fez testes em si mesmo, também com resultado positivo para cocaína, de acordo com o jornal "La Repubblica".
As autoridades italianas foram informadas e investigaram a loja que vendeu o produto. O proprietário tinha toda a documentação relevante e tinha sido legalmente autorizado a comprar os sacos de chá de um atacadista peruano baseado em Milão.
No Peru, chás à base de cocaína são apreciados há milhares de anos.